quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dicas de Português - Semana 6

Concordância Verbal – Parte IV

1) Pronome relativo QUE e QUEM

Pronome Relativo QUE: o verbo concordará com o elemento antecedente.

Fui eu que liguei para você
A tempestade que chega é da cor dos teus olhos castanhos.

Pronome Relativo QUEM: o verbo pode concordar tanto com o antecedente como permanecer na 3º pessoa do singular.
 
Fui eu quem liguei para você. / Fui eu quem ligou para você.

Na expressão um dos(as) que, o verbo geralmente vai para a 3ª pessoa do plural:

Marisa é uma das que mais falam na sala.
As empresas de call center são as que mais absorvem mão de obra jovem.

2) Sujeito com o verbo no infinitivo

O gerente mandou os funcionários fazerem o treinamento.
O gerente mandou os funcionários fazer o treinamento.

Quando há dois verbos diferentes na mesma oração, é necessário flexionar o infinitivo para diferenciar os sujeitos.

A coordenadora orientou os colaboradores para diminuírem o número de fofocas.

Quando há dois verbos com o mesmo sujeito, não é necessário flexionar o segundo verbo:

Os colaboradores devem participar das reuniões.
As candidatas acabaram de chegar.

Quando não se sabe ou não se quer revelar o autor (sujeito) da ação, o verbo vai para a 3ª pessoa do plural.
 

Ouvi dizerem que algumas pessoas serão mandadas embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário