quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dicas de Redação I


Como redigir um e-mail para encaminhar um currículo



O e-mail é uma ferramenta fundamental de comunicação. Seja para encaminhar um currículo, troca de informações no trabalho ou manter contato com amigos, quase todo mundo precisa redigir essa forma de texto.

O post de hoje tem a intenção de evitar erros comuns nesse tipo de correspondência.

Como eu começo um e-mail?
Há diversas formas de se iniciar um e-mail, de acordo com a formalidade. Algumas delas são:

Bom dia / Boa Tarde / Boa noite
Prezado(a) / Caro(a)
Sr. / Sra. / Dr. Fulano(a)
Fulano(a) de Tal
Ao Responsável pelo Departamento de RH

O que eu devo escrever?
O texto do corpo do e-mail deve ser simples e conciso. Deve incluir a vaga para a qual o currículo será encaminhado, uma breve descrição profissional e qualquer outra informação solicitada pelo requisitante (pretensão salarial, região onde mora, disponibilidade de horário, etc.).

Erros Comuns!

  • Nunca utilize segue e anexo juntos. O correto é:

Segue currículo para...
ou
Anexo, currículo para...

  • Grafia da palavra pretensão: sempre com S.

  • Escreva o texto em 1a pessoa. Se você está escrevendo um texto sobre você mesmo, por que redigir como se outra pessoa estivesse falando de você?

  • Evite linguagem rebuscada. Por mais formal que seja a posição, estamos no século XXI. Não confunda cordialidade com exagero na linguagem formal. Não é necessário utilizar termos como "Ilustríssimo”, “Digníssimo”, “Subscrevo-me”, entre outros.

Como termino o e-mail?
Fuja do Atenciosamente ou Att. Abaixo, outras opções a serem utilizadas:

Cordialmente,
Obrigado(a),
Grato(a),
Grato(a) pela atenção,
Sem mais,
Aguardo retorno,
Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos,

Eu fiz um exemplo simples para ilustrar as dicas. Claro que essa forma de escrita não é regra, mas serve com um direcionamento.

Título do e-mail: Currículo – Analista Administrativo

Prezado João,

Anexo, currículo para a oportunidade de Analista Administrativo.
Sou graduada em Administração e estou cursando pós-graduação em Gestão de Negócios. Possuo três anos de experiência na função em multinacional francesa de grande porte. Tenho inglês nível intermediário.
Minha pretensão salarial é de R$ 4.000,00 mais benefícios.

Cordialmente,

Ana Maria
São Paulo – SP

Achou essa postagem útil ou interessante? Quais outra dicas você gostaria de ler? Deixe sua mensagem nos comentários!

2 comentários:

  1. Oi, Fabiana, que bom que você voltou! E, já que você pediu comentários, vou colocar aqui os meus palpites:
    1) Embora e-mails sejam informais, se o remetente não conhece pessoalmente o destinatário, acho que caberia uma forma de tratamento mais respeitosa. Assim, eu iniciaria com "Prezado Sr. João".
    2) Creio que é inadequado utilizar o verbo possuir quando se refere a experiência ou habilidade. Acho que ficaria melhor: "Tenho três anos...".
    3) Parece que houve um erro de digitação na frase "Posso inglês intermediário" - se sua intenção era escrever "possuo", eu também não usaria esse verbo. Uma sugestão para a frase seria: "Meu conhecimento de inglês é de nível intermediário" - isso para não repetir o "tenho" da frase anterior.
    O que você acha dos meus palpites?
    Um abraço,
    Sílvia

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia,

    Typo corrigido, muito obrigada!

    Com relação ao uso de Sr., acho que é uma questão de julgar a situação. Eu particularmente não uso Sr./Sra/Dr. em e-mails. Porém, acho que também é uma opção válida.
    Honestamente, eu não tenho muita birra com o verbo possuir. Acho tão válido quanto o uso do verbo ter. Contudo, a observação da repetição é bem pertinente e corretíssima.

    Obrigada pelas contribuições.

    ResponderExcluir