domingo, 13 de setembro de 2009

Dicas de Português - Semana 1

Inaugurando as dicas de português, vamos falar sobre o uso do por que, porque, por quê e porquê.

POR QUE / PORQUE / POR QUÊ / PORQUÊ

1) POR QUE
a) Pode significar por que motivo, por qual razão.
Por que você está triste? = Por qual razão você está triste?

b) Pode ser substituído por pelo qual, pelos quais, pela qual, pelas quais ou por qual
A dificuldade por que passei era horrível. = A dificuldade pela qual passei era horrível.

2) PORQUE
Utilizado em respostas, no começo ou no meio da oração. Podemos substituí-lo por já que, pois ou a fim de que.
Porque meu cachorro fugiu.
Estou triste porque meu amigo está doente.

3) POR QUÊ
Utilizado no final das orações, acompanhado de ponto final, de interrogação ou exclamação:
Você parece triste, por quê?
Nem eu sei por quê!
Não sei por quê.

4) PORQUÊ
Nesta forma, é um substantivo e deverá ser usado, quando surgir, antes dele, uma palavra modificadora – artigo (o, os, um, uns), pronome adjetivo (meu, esse, quanto) ou numeral (um, dois, três, quatro). Denota o sentido de “causa”, “razão”, “motivo”
Eu não sei o porquê dessa tristeza.
Há quatro tipos de porquês.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!!!! Quando me deparar com pessoas que se dizem "fluentes" em 28 mil línguas e escrevem algo como "a nível de conçolo, não perda as esperanças", vou sugerir este blog. Fica aqui um pedido: você bem que podia resumir as modificações ortográficas ocorridas, principalmente com relação ao hífen. O que mudou, o que continua, o que é exceção e o que não se usa mais. Estamos montando textos com "multiuso" e "multiação" que nos têm deixado em dúvidas. Bj Denise

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise,

    Obrigada pela visita! Assim que terminar a série sobre concordância verbal, entrarei nas novas regras. Eu concordo, hífen é um assunto que rende!

    ResponderExcluir